DETONA PREMIUM

24 janeiro, 2012

4Shared cancela contas de usuários




O desligamento do Megaupload promovido pelo FBI na semana passada traz à tona a discussão sobre a legalidade de sites que propiciam o compartilhamento de arquivos. Ontem o Tecnoblog publicou que FileSonic junto a outros notáveis serviços do tipo começou a bloquear a função de compartilhamento — o usuário precisa se logar para baixar os arquivos. O 4Shared ainda não chegou nesse ponto, mas iniciou limpeza nos servidores para evitar problemas futuros.

Nos últimos dias o 4Shared começou a apagar arquivos e contas de usuários. A empresa ainda não fez nenhum comunicado sobre o assunto, mas é razoável dizer que seguem a cartilha do politicamente correto apagando conteúdos de terceiros compartilhados sem autorização para tal.


Além de apagar os arquivos, o site também está em vias de encerrar o programa de afiliados que mantinha, possibilitando que empresas locais vendessem os serviços pagos do 4Shared cobrando na moeda corrente. Para o Brasil há uma listagem com nove empresas autorizadas a vender em nome do 4Shared, de acordo com a página “Resellers” do site deles. Algumas têm razão social e tudo mais, como manda a legislação brasileira.


O Brasil está entre os países que mais acessam o 4Shared. De acordo com o Gizmodo Brasil, acessos provenientes do país respondem por 12,6% do tráfego total do site, cifra batida somente pela Indonésia. A página de estatísticas do 4Shared fala que o Brasil lidera com 16,7 milhões de acessos seguido da Indonésia com 7,7 milhões de acessos. No entanto, os números parecem não estar atualizados.

Eu tentei contatar o pessoal do 4Shared para que comentem o assunto. Caso a resposta chegue por aqui pode ter certeza de que o artigo será atualizado. Nesse ínterim, recomendo aos leitores que usam o 4Shared para compartilhar arquivos que procurem serviço similar. Para esse fim geralmente eu recorro ao CloudApp, que oferece um bom cliente para Mac e um bom serviço na web para quem utiliza Windows.

Mensagem avisando sobre o fim do programa de afiliados




Fonte - Tecnoblog

Nenhum comentário :

Postar um comentário

IP